DSC_0012
Vila Verde

Autárquicas. José Morais trouxe Ministro da Agricultura a Vila Verde

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esteve em Cabanelas, na qualidade de dirigente nacional do Partido Socialista, a fim de manifestar o seu “forte apoio à Candidatura de José Morais a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde”. Capoulas Santos sublinhou o “dinamismo e irreverência saudável” do candidato do PS de Vila Verde e defendeu que “o país precisa desta nova geração de autarcas, persistentes, enérgicos e com novas ideias”.

Capoulas Santos dirigiu-se, depois, aos agricultores que se juntaram no salão nobre da Junta de Freguesia de Cabanelas e que tiveram como anfitrião António Esquível Gomes, autarca cabanelense, para tecer algumas considerações sobre o sector agrícola, “o sector da economia que mais cresce atualmente”.

“Estamos a falar do sector que mais exporta percentualmente e que mais tecnologia tem incrementado na sua atividade. Os agricultores estão de parabéns, pela forma inteligente como tem sabido dar a volta e conferir novo dinamismo a um sector fortemente abalado pela crise vivida há uns anos”, referiu Capoulas Santos.

No entender do dirigente socialista, “o desenvolvimento económico de concelhos como Vila Verde tem que saber abraçar e aproveitar todo o potencial que a agricultura encerra”. Para os próximos anos, o Governo traçou linhas de atuação com forte incidência no regadio e nas florestas. Por exemplo, o programa de regadios prevê a expansão dos mesmos, nos próximos anos, para cerca de 93 mil hectares, com a “recuperação de regadios estagnados e criação de novos”.

O Governo quer, ainda, “discriminar positivamente a pequena agricultura familiar”, estudada neste momento por vários ministros do Governo, a fim de a manter como um “garante sustentável das famílias do mundo rural que a ela se queiram dedicar”.

Capoulas Santos frisou, por outro lado, o aumento da atividade no setor dos laticinios, que conheceu um aumento de exportações na ordem dos 30%.

Em jeito de conclusão, o Ministro da Agricultura afirmou que “apesar das secas, o sector agricola tem-se portado muitíssimo bem”. No entanto, alertou, “é cada vez mais importante que os Municípios e as autarquias locais assumam um papel mais pro-ativo e que assumam alguma responsabilidade no auxílio ao sector, tal como o tem feito Esquível Gomes”.

Recorde-se que José Morais, candidato do PS a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, anunciou há dias a criação de um “Conselho Municipal de Agricultura, que englobará todos os agentes concelhios que trabalhem no setor”, entre os quais associações de agricultores, cooperativas agrícolas, associações de produtores, empresários agrícolas e demais agentes ligados ao setor. Além disso, considera importante “construir instalações, ou adaptar instalações já existentes, para o funcionamento de um mercado agrícola na sede do concelho”. “Cuidar dos caminhos agrícolas garantindo a sua segura transitabilidade durante todo o ano e proceder à abertura de novos caminhos, aonde tal se mostre fundamental para as explorações agrícolas deles carecidas” são outras das medidas propostas no programa eleitoral da sua candidatura.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade