Dia Mundial Coração
Braga Região

Hospital de Braga. Assinala o Dia Mundial do Coração

É já amanhã que o Hospital de Braga assinala o Dia Mundial do Coração com um programa de sensibilização sobre os fatores de risco cardiovascular, bem como, de incentivo à prática de exercício físico. Esta ação, dirigida à população sénior, é desenvolvida em parceria com o Município de Braga.

A manhã promete ser preenchida no Hospital de Braga. O dia começa com uma sessão informativa onde serão abordados os fatores de risco e sinais de alerta do enfarte e a importância do exercício físico. As sessões serão conduzidas por enfermeiros do Serviço de Cardiologia e por fisioterapeutas do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.
De seguida todos serão convidados a movimentar-se numa sessão de alongamentos, proporcionada pelos fisioterapeutas, e numa aula de exercício físico promovida por técnicos da BragActiva.

Em simultâneo decorrerá, durante toda a manhã, uma ação de avaliação de fatores de risco cardiovascular, aberta a toda a população, que terá lugar na Entrada Principal do Hospital.

Para além de assinalar o Dia Mundial do Coração, esta ação está também inserida nas iniciativas da Semana Europeia do Desporto promovida pela Câmara Municipal de Braga e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Sobre as Doenças Cardiovasculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em todo o mundo e conforme os dados mais recentes que têm, estima-se que 17,7milhões de pessoas morreram com este tipo de doenças em 2015. Em 2030, prevê-se que 23,3milhões de pessoas em todo o mundo padeçam da patologia.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) estima que 10 mil portugueses sejam vítimas de morte súbita ligada a complicações cardiovasculares. O enfarte agudo do miocárdio provoca cerca de 8 mil mortes por ano, segundo a FPC, o que coloca Portugal na liderança da maior taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares da Europa Ocidental.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade