Juntar a Junta
Braga Região

Braga. App inovadora para aproximar cidadãos do poder local

Uma startup de Braga quer “aproximar os cidadãos do Poder Local”, tendo criado uma aplicação móvel que permite denunciar de forma “rápida e sem burocracias problemas concretos” como buracos, falta de iluminação ou lixo às juntas de freguesia.

Uma das criadoras da aplicação “JuntarAjunta”, Rute Maia, explicou que a ideia surgiu da “enorme dificuldade” que um dos cofundadores da startup (empresa de base tecnológica em fase de desenvolvimento), Ricardo Carvalho, sentiu para entrar em contacto com a sua junta de freguesia a fim de resolver uma questão pessoal.

A “JuntarAJunta” conta já com mais de 1.500 utilizadores, tendo recebido mais de 700 participações de cidadãos e está a promover uma iniciativa que pretender “juntar o maior número de sugestões possíveis” para melhorar cada localidade, numa listagem a entregar aos presidentes de junta eleitos a 01 de outubro.

“No fundo, juntamos a experiência negativa que o Ricardo teve, ao sentir tantas dificuldades em interagir com uma junta de freguesia, ao meu trabalho de mestrado, no qual explorei as alternativas de participação política, sobretudo no contexto dos smartphones e das cidades inteligentes, e assim foi criada esta aplicação inovadora que liga as pessoas ao poder local de uma forma simples”, explicou.

Atualmente, a lista de juntas aderentes é de “apenas algumas dezenas” mas, salientou a responsável, “a adesão tem vindo a aumentar conforme a aplicação vai ficando conhecida e vai havendo feedback de como funciona e da utilidade que pode ter no trabalho desenvolvido pelas autarquias”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade