Cultura Destaque Vila Verde

Tradição. Tudo à espera da desfolhada regada a vinho verde em Oriz São Miguel

O milho prepara-se para ser rei e senhor por um dia em Oriz S. Miguel, Vila Verde. No próximo domingo, 22 de outubro, pelas 15:00 horas, uma jornada de tributo a um ícone da agricultura minhota que personifica um dos predicados do mundo rural, onde pouco ou nada se desperdiça. Enquanto o cereal é aproveitado para a alimentação humana, as canas são amontoadas numa meda e servirão de provisão para o gado durante o inverno. Durante a tarde, o recinto, localizado nas imediações da Escola Primária de Oriz S. Miguel, vai ser palco da desfolhada, da malhada e do festival da broa de milho caseira. Uma iniciativa, de entrada gratuita e aberta a toda a população, que vai levar vila-verdenses e visitarem a aprenderem os saberes e degustarem os sabores da tradição minhota.

Os trabalhos começam com o corte das canas de milho, que são depois transportadas para a eira num carro de bois. A partir daí não há mais alfaias ou utensílios e só vale a força de braços de homens e mulheres, miúdos e graúdos, que se juntam em ambiente de confraternização e alegria para retirarem as espigas douradas das canas verdejantes. Uma desfolhada tradicional em que as espigas são amontoadas em cestos e as canas formam uma enorme meda de palha, fundamental para assegurar provisões para a alimentação do gado durante os meses de inverno. De seguida decorre a malhada que separa o cereal da espiga e por fim a peneiração para “separar o milho do joio”.

As deliciosas iguarias da gastronomia regional

Um pouco mais tarde, começa o Festival da Broa de Milho Caseira. As broas são confecionadas no local e qualquer pessoa presente no local pode aprender a receita tradicional e saborear as broas quentinhas, acabadas de sair do forno a lenha. Um autêntico festim para o palato, já que ao delicioso pão caseiro se juntam algumas das mais apreciadas iguarias da região. Sardinhas, pataniscas, tacos de bacalhau e carne na grelha, entre outras, acompanhadas pelo bom vinho verde da região e por um caldo verde preparado como manda a tradição, num pote de ferro colocado diretamente sobre o lume de uma fogueira.

Música, convívio e diversão

Não faltará também a animação da música popular e a alegria contagiante das desgarradas minhotas, num ambiente de amizade e boa disposição. Uma atividade de convívio e diversão que recompensa os agricultores após vários meses de árduo trabalho no campo, tal como manda o espírito das colheitas. A Desfolhada/Malhada do Milho com Festival da Broa de Milho é uma iniciativa organizada pela ACRD de Oriz S. Miguel e insere-se Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. Uma programação turístico-cultural diversificada e abrangente, que, do primeiro fim de semana de agosto ao último de novembro, se desdobra em 35 iniciativas de promoção e divulgação da tradição minhota e do genuíno pulsar do mundo rural.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade