Cavalaria
Braga Destaque Região Vila Verde

Braga. Está a pensar fazer queimadas? Cuidado com a Cavalaria!

O sexto Regimento de Cavalaria de Braga está a patrulhar alguns dos concelhos limítrofes de Braga, como Amares e Vila Verde, no sentido de detetar e autuar quem proceder à realização de queimadas ou fogachos em zonas rurais.

A informação foi avançada por fonte dos Bombeiros de Vila Verde, indicando que os elementos daquele regimento, que se deslocam em carros militares, já estão no terreno desde o início do mês e que se vão manter em alerta até final do período crítico dos incêndios (31 de outubro).

ANPC alerta para  perigos relacionados com o aumento da temperatura nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias a manutenção de um cenário meteorológico caraterizado por tempo seco, com índices muitos baixos de humidade relativa, e vento forte. Segundo a Autoridade Nacional para a Proteção Civil (ANPC), a situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais.

“O risco descrito exige um cuidado redobrado por parte de todos, nomeadamente a através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis”, avança a ANPC em comunicado, reiterando que é “proibido fazer uso do fogo junto a espaços florestais, sendo imperioso que todos os portugueses adequem os seus comportamentos face ao risco existente nessas áreas ao longo dos próximos dias”.

A proibição passa pela realização de queimadas ou fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes, proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de fagulhas.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade