D Diogo Sousa
Braga Cultura Região

Cultura. Cidades Educadoras em Exposição no Museu D. Diogo de Sousa

O Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, irá acolher a exposição itinerante da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras entre os dias 6 e 10 de novembro.

Através de uma forma lúdica, com esta exposição será possível conhecer os princípios basilares da Carta das Cidades Educadoras: O direito a uma cidade educadora, através de um forte compromisso da cidade, que se coloca ao serviço integral dos seus cidadãos. Este será também o mote para o Município de Braga comemorar o dia 30 de novembro que foi instituído como o Dia Internacional da Cidade Educadora.

A mostra poderá ser visitada das 9:30 às 12:00 e das 14:30 às 17:00.

Recorde-se que Braga aderiu, em 2000, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da educação em toda a sua abrangência, entendendo a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo».

O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade e de que a educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida», explica a autarquia.

De acordo com a Carta das Cidades Educadoras, «todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece».

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade