alunos braga
Braga Destaque Região

Braga. Alunos aprendem a interpretar a Natureza através da Ciência

Compreender o mundo que nos rodeia através da ciência, é o principal objectivo do projecto ‘Natureza Sob Investigação’, que se iniciou esta quarta-feira, 8 de Novembro, no qual os alunos bracarenses realizam diversas experiências diversas científicas.

Desenvolvido pelo Município de Braga através do Serviço Educativo Integrado (SEI), e em parceria com o ‘Laboratório da Li’, este projecto irá decorrer durante todo o ano lectivo e as suas actividades vão desde o pré-escolar ao 2.º ciclo. As experiências são pensadas à medida de cada desafio proposto, adaptando-se à faixa etária e ao contexto em que se desenvolve.

“Com este projecto estamos estimular o gosto das crianças e jovens pela ciência, através da realização de actividades e experiências científicas num contexto lúdico. Esta é a demonstração de um mundo repleto de ciência, apresentado de forma prática e entusiasmante, numa lógica de partilha e informalidade”, referiu Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, no arranque dos trabalhos, onde participaram as crianças do Jardim-de-Infância do Fujacal.

O projecto apenas tem interrupção durante as pausas lectivas e desenvolve-se todas as Quartas-feiras, na Estufa do Parque da Ponte de S. João. Ao longo do ano, esta iniciativa irá abranger um total de 970 participantes, oriundos de 30 escolas do Concelho.

Estão previstas inúmeras actividades dinâmicas que ajudarão os alunos a perceber, consciencializar e reflectir sobre diversos aspectos científicos, tais como: a Luz; a Electricidade; as Plantas; os Estados físicos da Matéria; os Fósseis; a Ciência no dia-a-dia; a Actividade interna da Terra e a Biodiversidade.

“Estas actividades experimentais complementam o ensino das Ciências e vão ao encontro das metas e orientações curriculares de cada ciclo, estipuladas pelo Ministério da Educação”, concluiu Lídia Dias.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade