Casamento
Braga Destaque

Religião. Braga vai “abrir” sacramentos a divorciados que voltaram a casar

A Arquidiocese de Braga publicou uma nota através da sua página web em que anuncia a criação de um grupo de acompanhamento para cristãos que se divorciaram e voltaram a casar, de forma a que possam ter acesso aos sacramentos.

A decisão foi aprovada por unanimidade no Conselho Presbiteral e está incluída nas orientações para a renovação da Pastoral Familiar, e o grupo de acompanhamento vai ser composto por padres e leigos.

“Para além de informar e aconselhar sobre processos de declaração de nulidade do matrimónio, a equipa irá acompanhar cada caso, para que, após um processo de discernimento pessoal, seja reavaliado o acesso aos sacramentos e a possibilidade de virem a ser padrinhos/madrinhas”, diz a Arqudiocese, explicando que a resolução passa  por ” integrar a pessoa na comunidade cristã, após um verdadeiro processo de discernimento, que conduzirá a uma conversão, um trabalho sério da consciência”.

“Há que evitar dar a entender que se trata de uma autorização geral para aceder aos sacramentos. De facto, trata-se de um processo de discernimento pessoal, no foro interno, acompanhado por um pastor com encontros regulares, que ajuda a distinguir adequadamente cada caso singular à luz do ensinamento da Igreja”, pode ler-se no documento.

Esta medida surge pouco tempo depois do Papa Francisco anunciar, através de exortação, a abertura dos sacramentos a divorciados.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade