Coucinheiro 5
Braga

Ambiente. Crianças de Palmeira ajudam a reflorestar área ardida em Braga

No âmbito do programa Global Action Days os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Básica do Coucinheiro, juntamente com os meninos do jardim-de-infância, lançaram granadas de sementes na área ardida do concelho. A iniciativa visa “incutir desde cedo nas crianças o gosto, o respeito e a paixão pela natureza”.

“Esta atividade tem como finalidade incutir nas crianças a necessidade de cooperarem de uma forma solidária no sentido de regenerar e reflorestar as zonas que foram danificadas pelos últimos incêndios”, explicou Maria Cruz, coordenadora da escola do Coucinheiro.

“Achámos que era importante que as crianças pudessem ter um conhecimento, no local, do efeito devastador dos últimos incêndios e de, por outro lado, sentirem a necessidade de cooperarem com o propósito de regenerar a floresta que também é deles”, disse a professora.

A iniciativa promovida pela escola em articulação com a Junta de Freguesia de Palmeira e a Câmara Municipal consistiu na preparação de um composto de argila, leguminosas, terra e uma seleção de bolotas de plantas e árvores autóctones. Depois de preparem as granadas, os alunos lançaram-nas na área ardidas. As leguminosas, porque vão germinar primeiro, prendem a granada à terra e depois a seu tempo a semente maior irá germinar dando origem a uma planta.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade