santa-casa-vv
Destaque Vila Verde

Hospital da Vila Verde. Há 19 anos a servir a região do Cávado

Foi há dezanove anos, em 1998 que começaram as responsabilidades de gestão da saúde em Vila Verde pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

Nesta altura foi construído o centro de saúde novo e deixaram o hospital público ao abandono, acção que fez com que o Ministério da Saúde, entendesse que a melhor solução seria a gestão da unidade hospitalar passar para as mãos da Santa Casa de Vila Verde liderada pelo actual Provedor Bento Morais.

Depois de várias diligências encetadas junto da ARS-Norte, assinou- se um acordo de cooperação para prestação de cuidados de saúde, e fizeram-se obras de limpeza, pintura e algumas beneficiações, inauguradas no ano de 1997 com a presença da então Ministra da Saúde,  Maria de Belém. Iniciou-se a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares, passo a passo, e, cautelosamente, iniciaram o investimento na saúde.

Na década 2000/2010 o reconhecimento começa a fazer-se sentir pelo bom serviço que se prestava aos doentes fazendo crescer a sua visibilidade e crítica positiva nas diversas entidades ligadas à saúde.  Depois de muita luta com as autoridades da saúde, e o número de doentes e utentes sempre a aumentar em todas as especialidades e exames, houve necessidade de aumentar a capacidade do hospital e assim melhorar todos os serviços .

Após candidatura apresentada ao ON.2 (CCDR Norte) e concurso público, iniciaram-se as obras de remodelação e ampliação de todo o edifício hospitalar, que atualmente tem o dobro da capacidade que tinha. Estas recentes obras de remodelação e ampliação do hospital, foram inauguradas  em 2015 pelo então Ministro da Saúde, Paulo Macedo. O hospital trabalha em todas as especialidades, houve uma requalificação do bloco operatório e de todas as instalações. O hospital tem agora 3 salas de operação equipadas com a mais alta tecnologia, maternidade a funcionar em pleno, e equipamento de imagiologia do melhor do país, com a aquisição da ressonância magnética no ano transacto, que foi um ponto marcante para a saúde em Vila Verde. Um investimento para o bem-estar dos doentes, e claro no melhoramento constante do diagnóstico da doença por parte da equipa médica. Hoje, o Hospital da Misericórdia de Vila Verde é um hospital de referência, com uma equipa de topo e equipamento de última geração.

De destacar também as Unidades de Cuidados Continuados com um total de 83 camas, repartidas entre média duração, longa duração, paliativos e convalescença. Desde o início de atividade que o Hospital da Misericórdia de Vila Verde acolhe todos os dias centenas de doentes e utentes que procuram os seus serviços. Para acompanhar todo este processo de crescimento, foram construídos postos de trabalho que foram preenchidos por jovens, principalmente de Vila Verde, e hoje apresentam uma equipa com mais de 600 colaboradores e mais de 130 médicos.

“Muito empenho e dedicação de todos os nossos colaboradores. São 19 anos de muita luta. Começamos com cerca de 54 colaboradores em toda a instituição e hoje somos uma equipa coesa, dinâmica que trabalha sempre em prol do melhor serviço para os nossos doentes. Destaco sem dúvida o investimento ao nível da tecnologia. Neste momento posso dizer que temos uma unidade de imagiologia, gastroenterologia e oftalmologia com equipamento de topo e 3 blocos operatórios a trabalhar em pleno com meios de diagnóstico de última geração”, refere o Provedor Bento Morais, destacando a unidade de imagiologia e o investimento feito a pensar num melhor diagnóstico da doença por parte de toda a equipa médica.

O hospital possui TAC, RAIO-X, ecógrafos, Mamógrafo único no Norte do país, TAC Ocular e a última aquisição do hospital, a ressonância magnética de última geração,
completando a unidade, reconhecida a nível internacional. Quanto aos momentos mais marcantes o Provedor refere que “não é fácil de eleger um momento especial e marcante. São inúmeros momentos dos quais me orgulho muito. A ampliação do hospital foi um grande passo dado por e pela nossa instituição para servir os nossos doentes e o nosso concelho, e é, sem dúvida, uma referência na saúde no plano nacional, graças ao nosso esforço e dedicação”.

Uma referência no Norte e em todo o país na área da saúde que faz do Hospital da Misericórdia um elemento impar no concelho de Vila Verde, crescendo todos os anos com um investimento reconhecido e rigoroso em tecnologia que o destaca em diversas áreas, atingindo o destaque de Excelência Clínica pelos SINAS e o certificado de qualidade que é maus um reconhecimento por este trabalho exemplar ao longos dos últimos 19 anos.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade