Musica Medieval
Cultura Região

Ponte de Lima. Vai receber encontro de Música Medieval

De Besalú para Ponte de Lima, surge o I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago”, uma residência artística que se prevê com periodicidade anual, única em todo o país, dinamizando assim, de forma inovadora, um dos ramos da música historicamente informada: a música medieval.

O evento terá lugar entre 19 e 22 de Dezembro de 2017, em Ponte de Lima e reunirá 11 músicos e musicologistas profissionais, oriundos de diversos países, sob direcção artística do Prof. Doutor Maurício Molina (City University of New York) e sob direcção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med).

Os músicos utilizarão instrumentos do período, trabalharão com a afinação medieval apropriada e cantarão em linha com as orientações da pronunciação deste período. O resultado será um concerto único, no dia 22 de Dezembro, pelas 21h30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

O I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval, de incidência ibérica. Tem como duplo objetivo a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais medievais e do património tangível que, neste caso, é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima, de raiz românica.

O tema desta que se espera seja a primeira de muitas edições, que lhe dá o nome, “Na Rota do Peregrino” / Encontro(s) de Música Medieval, associa-se ao estudo e reconstrução das canções e danças interpretadas pelos peregrinos no período medieval, que constituíam uma importante fonte de atividade musical entre os séculos XI e XIV, numa celebração das rotas de peregrinação europeias, desde Jerusalém, Roma, Conques, Salas, Limoges, Montserrat, Canterbury e particularmente Santiago de Compostela, da qual Ponte de Lima sempre fez parte.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade