Gandra Jardim 11 (Large)
Destaque Região

Concurso. Já há vencedor no festival de jardins de Ponte de Lima

O Jardim da autoria do paisagista espanhol José Souto, foi o mais votado na edição 2017 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que encerrou no passado dia 31 de outubro.

O autor criou uma caravela alusiva ao tema “O Jardim das Descobertas”, a qual apelidou Novaterra – Descobrindo um Novo Mundo, e que suscitou o interesse e a curiosidade dos visitantes recolhendo a preferência do público, o que lhe permite continuar em exposição na edição 2018.

O jardim Novaterra – reportava-nos para o Brasil de 1500. “Na era dos descobrimentos das novas rotas navais para o comércio, uma caravela portuguesa chega a uma praia brasileira, no local onde mais tarde se fundaria uma colónia portuguesa.

Graças a momentos como este, muitas plantas autóctones da América chegaram à Europa, proporcionando novos alimentos, como o milho maiz, os tomates, os pimentos, as batatas, ananás, maracujá, abacate, cacau…, plantas que darão novas fibras têxteis, como o algodão, látex…, especiarias, como a baunilha…

Novaterra representa um circuito de encontro ao visitante, o qual tem o seu início ao subir a uma representação em madeira, muito básica, de uma caravela portuguesa, permitindo a observação dos tesouros vegetais que se encontram nos barris e terminando com a descoberta de uma minúscula praia tropical em pleno Festival Internacional de Jardins.

A segunda preferência do público recaiu no jardim A Globalização das Plantas, da autoria da engenheira agrícola, Alexandra Campos Teixeira e do arquiteto, Luís Sá e Melo, da Casa de Saúde S. José, de Barcelos.

Quanto ao projeto Festival de Jardins Escolinhas, nesta 3ª edição, a votação do público determinou como o mais votado o jardim “À Descoberta de Novas Terras”, da autoria dos alunos da turma 4 da Escola Básica da Gandra.

A Escola Básica da Gandra tem participado neste evento desde o seu arranque, procurando relacionar os temas com tradições, monumentos, festividades ou outros aspetos relacionados com cada uma das freguesias de origem dos alunos que integram a escola.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade