zcomida (23)
Cultura Destaque Vila Verde

Tradição. Cervães vai ser capital do pão de milho durante três dias

A freguesia de Cervães, no concelho de Vila Verde, prepara-se para fazer a estreia nas andanças da Rota das Colheitas com três dias de promoção e valorização da tradição local. Exposições, degustações, momentos musicais e visitas guiadas são algumas das atividades contempladas na iniciativa ‘Tradição dos Nossos Avós – Ciclo de Pão de Milho’, que decorre de 18 a 20 de novembro, no Centro Social e Paroquial de Cervães.

Um evento altamente mobilizador, que conta com a participação de todas as forças vivas da freguesia (associações, Junta de Freguesia, estabelecimentos de ensino…), que resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira e o Centro Social e Paroquial de Cervães.

A iniciativa surge de uma imensa vontade de valorizar e promover as potencialidades locais. “É uma oportunidade de valorizar a cultura e as tradições, alertando os mais novos para o imenso património da freguesia e para a importância de o cuidar e preservar. Por outro lado, procuramos também divulgar o património natural, temos zonas com excelentes condições para atividades de comunhão com a natureza (caminhadas, trilhos…)”, afirmou Maria Amélia Oliveira, lembrando que a freguesia tem uma forte ligação à natureza e à tradição rural. “Em meados do século XX, ainda existiam 11 moinhos de rodízio [moinho de água com roda horizontal]. Hoje em dia, alguns já estão a ser restaurados, mas a maioria continua em ruínas”, rematou.

Um programa rico e diversificado

A ‘Tradição dos Nossos Avós – Ciclo de Pão de Milho’ arranca ao início do serão de sábado (18 de novembro), pelas 21h00, com a abertura da exposição, que será abrilhantada por uma atuação de música ao vivo. Fotografias, utensílios e artefactos são apenas alguns dos elementos integrantes de uma mostra composta por materiais recolhidos em exclusivo na freguesia de Cervães, que estará aberta ao público durante os três dias do evento.

Degustar o pão de milho acabado de sair do forno

No domingo de manhã haverá uma caminhada que incita ao contacto com a natureza e inclui a visita a um antigo moinho que está a ser alvo de uma intervenção de recuperação. No mesmo dia, durante o período vespertino, decorre a degustação do pão de milho (cozido no local e servido acabadinho de sair do forno) e das tradicionais ‘Sopas de Burro Cansado’, animada por uma atuação de folclore. Para a segunda-feira, 20 de novembro, estão reservadas as visitas dos estabelecimentos de ensino da freguesia e dos utentes seniores do Centro Social e Paroquial de Cervães.

A iniciativa insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em 35 iniciativas de promoção e valorização da genuína tradição.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade