pico1
Destaque Vila Verde

Insólito. Queimas “entopem” número de telefone dos Bombeiros de Vila Verde

Foram mais de cem chamadas durante o dia de hoje com a mesma questão. O número de telefone dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde não parou de tocar e a questão era quase sempre a mesma. “Posso fazer fogueiras?”. A resposta dos Bombeiros também terá sido sempre a mesma. “Só a partir do dia 23 de novembro”.

O facto do período para realização de queimadas ter sido aberto no final do dia 15 para ser novamente encerrado a dia 17, levou a que muitos habitantes das zonas mais rurais ficassem confusos quanto à legalidade da realização de fogueiras nos campos, ou até mesmo nos quintais.

Recorde-se que a subida de temperatura prevista para os próximos dias levou a um despacho do Governo, assinado pelo secretário de Estado das Florestas, a aumentar o período crítico de incêndios até dia 23 de novembro, devido à perigosidade de propagação de incêndio.

Também o Ministério da Administração Interna emitiu um comunicado à imprensa a alertar para a proibição da”realização de queimadas em todo o país”.

Continua também a não ser permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos, utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração.

Também não é permitido lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes, fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

No que toca atrabalhos agrícolas e florestais, é necessário manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação, guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

São medidas a manter até 23 de novembro.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade