Graça Simoes Carvalho
Braga Destaque

Louvor. Professora da UMinho homenageada em França

A Universidade Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), em França, atribui esta segunda-feira, dia 20, o doutoramento honoris causa a Graça Simões Carvalho, professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A cerimónia é às 10h30 (hora local), no auditório do Théâtre Astrée, em Villeurbanne, com a presença de responsáveis de universidades de vários países.

A UCBL considera que a homenageada tem vindo a “contribuir intensamente para o desenvolvimento da investigação no âmbito do ensino das ciências e da educação em saúde”. Segundo o ranking Times Higher Education 2017, a UCBL está entre as 400 melhores universidades do mundo. Foi a quinta instituição de ensino superior a ser criada em França, contando com cerca de 45 mil estudantes.

Nascida em Coimbra há 62 anos, Graça S. Carvalho fez a licenciatura em Biologia pela Universidade de Coimbra, os mestrados em Imunologia pela Universidade de Cambridge e em Educação e Promoção da Saúde pelo King’s College London (ambos localizados no Reino Unido) e o doutoramento em Biologia pela Universidade de Aveiro. Começou a dar aulas na UMinho em 1994, onde é professora catedrática e diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança. Em 2014 venceu o galardão “Social Literacy LED Certificate” pelo estudo “Educação em Biologia, Saúde e Ambiente para uma melhor Cidadania”, que envolveu 16 países e foi selecionado entre 527 projetos internacionais.

Graça S. Carvalho já liderou a nível nacional dez projetos europeus e brasileiros e foi nomeada expert para efeitos de avaliação de projetos e centros de investigação situados na Alemanha, França, Israel e Roménia. É autora de mais de 400 artigos, capítulos e livros científicos e membro da European Research in Didactics of Biology, da International Organisation of Science and Technology Education, da European Science Education Research Association e da International Union for Health Promotion and Education, entre outras entidades.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade