INEM BRAGA2
Braga Destaque

INEM. Hospital de Braga já recebeu as chaves da nova VMER

O Hospital de Braga conta a partir de hoje com uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), inserido no despacho do Ministério da Saúde para substituição de 20 VMER em todo o país, renovando as restantes 24 existentes.

O Hospital de Braga, assim como o de Famalicão e o de Santa Maria Maior (Barcelos) são as unidades do distrito contempladas com nova viatura de emergência. As chaves foram hoje entregues pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em cerimónia que teve lugar no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora.

De acordo com este novo modelo, passam a ser as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.

A propriedade das VMER passa a ser dos hospitais, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e estado de operacionalidade permanente. A rede de VMER do INEM encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, dez no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e três na região do Algarve.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade