lage arco
Destaque Vila Verde

Vila Verde. Arco de 30 metros em risco de queda “deitado abaixo” pelos Bombeiros

Os Bombeiros de Vila Verde procederam ao final desta tarde à remoção de um elemento (um arco tradicional de romarias) em perigo de queda.

O arco em honra de Santa Helena, tradicionalmente erguido nas festas daquela padroeira, na freguesia de Lage, concelho de Vila Verde, estava em sério risco de cair, e a confraria de Santa Helena, zeladores do espaço envolvente da capela de Santa Helena, deu o alerta.

Com cerca de 30 metros de altura, a construção feita de troncos de madeira, lâmpadas e flores de papel estava a “abanar muito”, segundo um dos elementos da confraria.

“Tradicionalmente por esta altura costumamos deitar abaixo o arco, geralmente são os mordomos que fazem isso, mas como hoje estava Alerta Amarelo resolvi vir cá acima ver o arco e apercebi-me que estava a abanar muito com o vento”, disse o mesmo elemento.

A remoção do arco fica, normalmente, a cargo dos mordomos  da festa em honra de Santa Helena, mas desta vez foi necessária a intervenção de uma equipa de Bombeiros para o efeito, como avançou ao Semanário V o comandante em exercício dos Bombeiros de Vila Verde.

Segundo Luís Morais, foi necessário puxar o arco com recurso a uma viatura da corporação, tombando-o para o lado dos jardins da capela de Santa Helena. “Apenas deitamos abaixo o arco, agora é a confraria que procede ao corte do mesmo”, avança ainda o comandante.

Uma vez removido em segurança, os mordomos da festa começaram a desmontar o arco. “Era para ser feito tudo num dia, começar logo de manhã, mas desta vez foi uma situação extraordinária e só amanhã é que vamos acabar de o desfazer”, indicou um dos mordomos ao V.

Uma vez cortados os troncos, a lenha será entregue a um privado que a arrebatou em leilão feito no verão, como é tradição nestas festas.

Embora a estrada que passa na capela de Santa Helena estivesse cortada para a remoção do arco, a mesma já se encontra desimpedida.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade