grupo casais embaixadores empresarios
Braga

Economia. “Embaixadores Empresariais de Braga” debateram qualificação de pessoas

As exigências do atual mercado de trabalho e a necessidade de as empresas apostarem cada vez mais na atração de talento e na qualificação e especialização das pessoas foram alguns dos temas que estiveram hoje em debate na sessão que decorreu esta manhã, na sede do Grupo Casais, sobre os desafios das empresas na contratação e gestão de recursos humanos.

Este encontro foi promovido pela InvestBraga e pelo Grupo Casais, no âmbito da iniciativa dos Embaixadores Empresariais de Braga, e contou com as presenças do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, do CEO do grupo Casais, António Carlos Rodrigues e de vários empresários Embaixadores Empresariais Braga, que representam os diversos setores de atividade da região. Na sessão estiveram também presentes o Pró-Reitor da Universidade do Minho, Filipe Vaz, e o diretor do IEFP de Braga, Carlos Menezes.

O objetivo desta sessão foi não só diagnosticar as principais necessidades das empresas em termos de recursos humanos, mas sobretudo definir as prioridades e um plano de ações concretas para captar talento para o concelho e aumentar a oferta de mão-de-obra qualificada e especializada nos diversos setores de atividade.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou o trabalho já realizado nos últimos quatro anos, em articulação com a Universidade do Minho e com o Instituto de Emprego e de Formação Profissional, e com várias empresas da região, na criação de programas e ações de formação de novos quadros e perfis ajustados à procura, bem como a importância de programas como o Qualifica IT para responder às necessidades das empresas e aumentar os níveis de empregabilidade e de investimento no concelho. Ao mesmo tempo, defendeu a necessidade de se criar uma estratégia de ação conjunta, focada neste tema, com o objetivo de atrair mais pessoas e recursos para a região.

“O potencial de crescimento da economia local passa pela capacidade de atrair talento para responder às necessidades de crescimento das empresas já localizadas no concelho e para apoiar a localização de novas empresas na região. Esta tem sido uma prioridade desde a génese da InvestBraga. O talento é central para o crescimento das empresas e para a atração de novos investimentos”, afirmou o presidente da InvestBraga.

Recorde-se que a iniciativa dos Embaixadores Empresariais é promovida pela InvestBraga e pela Câmara Municipal de Braga e tem como objetivos promover as empresas de referência da região, divulgar os fatores de atratividade económica do município e, consequentemente, incentivar a dinamização económica local. O grupo Casais é Embaixador Empresarial de Braga desde março de 2015.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade