Rainha1
Região

Barcelos. Daniela Cunha é a nova Rainha das Vindimas

Barcelos escolheu, na noite de sábado, dia 25 de novembro, a Rainha das Vindimas 2017. Daniela Cunha sucede a Ângela Vilas Boas e irá representar o concelho, no próximo ano, na gala de eleição da Rainha das Vindimas de Portugal.

Daniela Cunha, estudante de 19 anos e já com algum caminho feito no mundo da moda, a representar a Sociedade Columbófila do Souto, foi coroada Rainha das Vindimas 2017, este sábado, dia 25 de novembro, numa gala que teve lugar na Central de Camionagem de Barcelos. À coroa, a jovem juntou ainda o Prémio Fotogenia. Sofia Coutinho, da ACOBAR, conquistou o título de 1.ª Dama de Honor; Vanessa Sousa, da Junta de Freguesia de Cristelo, 2.ª Dama de Honor; e Maria Micaela Costa, do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, arrecadou o Prémio Simpatia.

Este ano, o grupo de candidatas era composto ainda pelas jovens Ana Isabel Silva (Junta de Freguesia de Aldreu), Catarina Alves Silva (Junta de Freguesia de Cristelo), Diana Isabel Ribeiro (Junta de Freguesia de Cristelo), Flávia Rafaela Silva (ACOBAR), Juliana Cristina Silva (Rancho Folclórico Nossa Senhora da Abadia), Rosa Maria Coelho (Grupo Folclórico de Barcelinhos), Sara Filipa Cardoso (Junta de Freguesia de Manhente), e Vera Filipa Cunha (Rancho Infanto Juvenil da Academia Cultural de Carapeços).

As doze candidatas desfilaram em palco com trajes regionais típicos, roupa casual e em vestido de noite, perante uma entusiástica plateia de várias dezenas de espectadores.

O júri, composto por Luís Senra, em representação da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho), Filipa Lopes, representante do Município de Barcelos, Francisco Sabino representante dos Grupos Folclóricos do concelho, Ana Faria, designer de moda, e António Barros, representante da delegação local da Confraria do Vinho Verde, teve em conta, na sua avaliação, a beleza das candidatas, a “riqueza” do traje tradicional utilizado ou o conhecimento e preocupação demonstrados pelas candidatas face aos valores tradicionais ligados ao vinho e à vinha, e a sua importância no contexto local e nacional, não tendo dúvidas na hora de eleger a candidata Daniela Cunha como Rainha das Vindimas de Barcelos 2017.

À nova rainha compete, ao longo de um ano, ser uma das principais embaixadoras do concelho de Barcelos, nos diversos eventos em que participar, em especial, no concurso nacional “Rainha das Vindimas de Portugal”, promovido, no próximo ano, pela AMPV.

A gala de eleição da Rainha das Vindimas de Barcelos, edição de 2017, promovida pelo pelouro do Turismo do Município de Barcelos, contou ainda com vários momentos de animação protagonizados por Diana Martins, Joana Fernandes, Academia Rosália Ferreira e Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos.

O concurso Rainha das Vindimas procura promover Barcelos, as suas gentes e saberes, identificando e valorizando as diferentes artes e ofícios, a cultura das vinhas e do vinho, o traje, a ruralidade e o artesanato, criando uma simbiose entre tradição e modernidade, permitindo ainda o progressivo envolvimento das instituições, dos munícipes e agentes locais, nomeadamente das Juntas de Freguesia, Grupos de Folclore, Associações Etnográficas e Culturais, fazendo com que participem na preservação dos argumentos identitários do território e potenciem a sua afirmação cultural e atratividade.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade