1 (3)
Destaque Região Vila Verde

Saúde. Hospital de Vila Verde pioneiro no controlo da dor aguda

Nos EUA ocorrem mais de 73 milhões de cirurgias anuais, com 75-80% dos doentes a referenciar Dor Aguda Pós-Operatória (DAPO) moderada a intensa.
Números idênticos encontram-se publicados por diferentes sociedades médicas internacionais que se preocupam com a temática da DOPA, sendo um problema transversal à prática clínica.

A constante preocupação com o problema real que é o combate à dor, tem levado os diferentes profissionais de saúde envolvidos no tratamento dos doentes, bem como a indústria farmacêutica, a encontrar abordagens diferenciadas no sentido de minimizar a DAPO.

Sensibilizada para esta situação, a Santa Casa de Misericórdia de Vila Verde (SCMVV) foi pioneira, a nível do Norte de Portugal, na utilização de um novo dispositivo – Zalviso®. Este dispositivo enquadra-se no conceito moderno de controlo analgésico por parte do paciente (PCA). É atualmente o único sistema a permitir a administração, por parte do doente, de um comprimido sublingual analgésico, com bons resultados na prática clínica. Deste modo, o doente, antes de experienciar dor forte, quando se apercebe que a dor “parece que vai começar” faz a administração debaixo da língua, de um comprimido que lhe vai tirar a dor, impedindo assim que venha a sentir dores fortes. Tem a vantagem de ser o doente a fazer a gestão da administração dos comprimidos, pois é ele que sabe como se sente. Para evitar o risco de administração excessiva, a máquina bloqueia a entrega de mais comprimidos num intervalo de tempo pré- definido.

Esta modalidade terapêutica traduziu-se num esforço financeiro, mas que claramente visa melhorar a qualidade do pós-operatório dos doentes. Aliás, foi na prossecução da “melhoria constante da qualidade dos serviços prestados” aos utentes, que o provedor Bento Morais, autorizou a aquisição desta modalidade terapêutica. “Queremos sempre o melhor para os nossos doentes. É um esforço financeiro que fazemos para puder dar o melhor aos nossos doentes. A saúde dos nossos doentes está sempre em primeiro lugar” frisou Bento Morais.

Durante os dias 17 e 18 de Novembro ocorreu no Hotel Sheraton, no Porto, o Congresso Norte de Anestesia, que contou com a presença de anestesiologistas nacionais e internacionais de reconhecido valor. Nessas Jornadas, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde foi representado pelo Dr. Célio Antunes, Director do Bloco Operatório e do Serviço de Anestesia, que a convite, foi partilhar a experiencia na utilização desta nova modalidade terapêutica, que tão bons resultados têm obtido. Anteriormente, também o Dr. Raúl Pereira, profissional a trabalhar no Hospital da Santa Casa de Vila Verde, foi convidado para um programa de televisão onde abordou o tema de dor crónica, demonstrando assim a importância dada por esta unidade de saúde a este tema tão importante.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade