37838005175_b7f98968f6_o
Destaque Vila Verde

Vila Verde. Abriu portas a alunos da Letónia, Polónia, Espanha e Roménia

O Município de Vila Verde e a Casa do Conhecimento receberam mais um grupo de 24 jovens integrados num projecto Erasmus+, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva.

Na Câmara de Vila Verde, a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social,  Júlia Fernandes, recebeu o grupo composto por alunos do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e mais um grupo de alunos vindos da Letónia, Polónia, Espanha e Roménia, acompanhados pelos respetivos professores, os quais estão a participar num projecto europeu intitulado “O nosso futuro, o nosso sucesso” ligado ao empreendedorismo jovem e à orientação vocacional. Este projecto tem a duração de dois anos e tem ainda associados 12 professores dos cinco países.

Na sessão de boas-vindas, a vereadora Júlia Fernandes deu a conhecer ao grupo as potencialidades culturais, turísticas e económicas do Concelho e todo o processo que envolveu a criação da marca Namorar Portugal, um dos melhores exemplos da junção do empreendedorismo e da criatividade com a tradição, neste caso os motivos dos Lenços de Namorados que inspiram mais de 60 empresas a produzir produtos que conciliam a tradição com a modernidade e a contemporaneidade.

A vereadora referiu ainda « o Município tem vindo a desenvolver políticas educativas de desenvolvimento empresarial, de promoção das tradições e de fixação de população» e lembrou os investimento do município na área da educação que «em transportes escolares e refeições são gastos mais de dois milhões de euros por ano sendo a verba da educação cerca de 35% do orçamento global do Município.»

Visita à Casa do Conhecimento

Este grupo de jovens visitou também a Casa do Conhecimentos de Vila Verde e ficaram agradavelmente encantados com este espaço, que lhes proporcionou uma experiência diferente no contexto educativo-cultural de Vila Verde. Os alunos e professores do Erasmus+ tiveram a oportunidade de conhecer os espaços de exposição e ficaram a saber os elementos enquadradores do conceito Casa do Conhecimento, da sua integração e parceria em Redes, do público e de algumas atividades desenvolvidas. É de salientar, que todos os grupos de Erasmus+ foram recebidos com uma apresentação delineada especificamente para os interesses de cada um.

Refira-se que a Casa do Conhecimento tem integrado vários programas de visitas de grupos de Erasmus +, não só pelo interesse dos espaços e módulos a visitar, mas sobretudo pelo seu caráter diferenciador no uso das tecnologias em contextos de aprendizagem não formal. As diferentes abordagens tecnológicas que estão ao serviço de múltiplos módulos de aprendizagem, tornam a fusão entre tecnologia e aprendizagem tão subtil, que permite que as aprendizagens aconteçam de forma imperceptível.

A Casa do Conhecimento tem sido referida pelos professores de outras nacionalidades que a visitam como uma referência, tanto pelo seu aspeto conceptual como pelo seu carácter inovador.

Erasmus+, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

Segundo o professor Paulo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, responsável pela parte portuguesa do projecto, disse «durante esta semana, que os alunos participantes estão a desenvolver um conjunto de actividades e competências, tendo já visitado a Casa do Conhecimento e a Aliança Artesanal em Vila Verde, uma escola parceira, o Cerco, e a Ribeira ambos no Porto e hoje, irão conhecer o Bom Jesus e o Centro histórico em Braga. Em termos de trabalho já realizaram workshops sobre atitudes empreendedoras e aprenderam a criar currículos vitae.»

Segundo aquele responsável, este projeto também tem uma abrangência económica e social muito específica, referindo que «o objectivo é sempre privilegiar o comércio local e as empresas do Concelho. Por isso, os professores estão a dormir no espaço de turismo rural na Lage e as refeições são feitas em restaurantes do concelho de Vila Verde.»

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade