Acidente na Loureira, Vila Verde - EN-101
Vila Verde

EN101. Governo avança com requalificação de passeios na Loureira

O Governo, através das Infraestruturas de Portugal, vai avançar com a construção de cerca de 500 metros de passeio, obra incluída no projeto de construção da nova rotunda na EN 101, na freguesia da Loureira, em Vila Verde, e que deverá incluir a zona dos estabelecimentos comerciais. A obra deve arrancar ainda no primeiro trimestre de 2018.

Segundo apurou o Semanário V junto de fonte ligada ao Partido Socialista, o secretário de Estado das Infraestruturas deu o aval para a inclusão de 500 metros de passeio no projeto da construção da rotunda, não-incluídos no primeiro documento que apenas falava na construção de rotunda com um diâmetro de 30,8 metros, sinalização e reabilitação do sistema de drenagem existente, passeios e reformulação da rede elétrica e da iluminação pública ao redor.

O anúncio por parte da IP deverá ser feito oficialmente durante os próximos dias, tanto para a Câmara de Vila Verde como para a Junta da Loureira. Contactado pelo V, Pedro Dias, autarca da Loureira, prefere esperar pela comunicação da IP e perceber o projeto antes de emitir qualquer declaração ou confirmação da construção dos ditos passeios.

Obra tem o custo de 140 mil euros

Recorde-se que na passada semana foi adjudicada a empreitada para a construção da rotunda, orçamentada em 140 mil euros, valor que levantou algumas críticas nas redes sociais por ser considerado “demasiado para uma simples rotunda”.

Segundo a mesma fonte esse valor estipula a construção dos ditos passeios e a requalificação das bermas num dos locais que tem sido palco de vários acidentes ao longo das últimas semanas, e que motivou consternação por entre a população após a trágica morte de Francisco Gomes, a cerca de 500 metros do local onde será construída a rotunda.

A Câmara de Vila Verde já veio a público anuir que a construção da rotunda é “um ato de melhoria específica da EN101 e não uma solução” para os vários locais considerados “pontos negros” ao longo daquela estrada nacional.

Junta da Loureira independente de reunião em reunião até à construção

É já antiga esta “batalha” da Junta da Loureira com os sucessivos governos que teimam em não avançar com a requalificação, parcial ou total, daquela estrada.  No verão passado, a Junta emitiu um comunicado onde manifestava “regozijo” por ver finalmente o projeto a conseguir avanços, ainda que apenas na secretaria.

Esse avanço surgiu após várias reuniões do presidente da Junta da Loureira promovidas pelo PS de Vila Verde, junto de membros ligados ao governo, primeiro com o deputado Joaquim Barreto e depois, em conjunto com o autarca de Soutelo, com o próprio secretário de Estado das Infraestruturas, que apontou o verão de 2017 para anúncio da obra.

Mais tarde, Pedro Dias reuniu com o secretário de estado a convite de José Morais, líder do PS em Vila Verde, e terá visto aprovada a construção da rotunda, porém o autarca da Loureira referiu a “necessidade de concretização do projeto já concursado de requalificação da EN 101 e que prevê a construção de passeios ao longo da via, o recuo da paragem de transportes públicos e a implementação de passadeira com as devidas condições de segurança”.

Também o PSD de Vila Verde reuniu com os autarcas das freguesias atravessadas pela Nacional 101, reunião essa com o simbolismo de se realizar na sede de junta, na Loureira.
Já Joaquim Barreto, após a reunião com Pedro Dias, fez saber ao secretário de Estado que esta era uma obra de caráter urgente.

Segundo António Vilela, o atual governo socialista meteu tanto a requalificação da estrada como a construção de uma nova variante “na gaveta”, garantindo que iriam avançar caso Pedro Passos Coelho continuasse no poder. “Este Governo não só alterou a obra como prioritária, assim como retirou o cabimento para a realização da obra de recuperação da via”, disse António Vilela ao V, em 2016.

A construção da nova rotunda foi orçamentada em 140 mil euros e deverá conhecer avanços durante o primeiro trimestre de 2018.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade