bombinha carnaval
Destaque País

PSP. Multas por lançar bombinhas de carnaval podem chegar aos 2500 euros

Com o Carnaval à porta, o Comando Distrital da PSP de Braga, aproveita para deixar alguns conselhos e recomendações sobre os perigos de utilização e manuseamento de engenhos pirotécnicos ou derivados de explosivos.

A PSP alerta para o uso das “bombinhas” de carnaval, principalmente nas mãos de crianças. É importante lembrar que as crianças nunca devem transportar artigos pirotécnicos nos bolsos porque com o calor e/ou fricção podem iniciar-se sozinhos, provocando ferimentos. Não devem também ser apanhados do chão, mesmo que estejam, aparentemente, usados, pois podem restar ainda alguns resíduos de pólvora que provoquem explosão e causem queimaduras ou levem mesmo à amputação de membros, como dedos ou mãos.

Segundo a PSP, é “fundamental” sublinhar que as “bombinhas” de Carnaval não são brinquedos, mas verdadeiros explosivos que podem provocar acidentes muito graves, sobretudo em crianças e jovens.

A PSP lembra ainda que o lançamento de produtos pirotécnicos sem autorização é punido com a coima de €249,40 a €2.493,99, nos termos da legislação em vigor.

No Carnaval regista-se uma maior movimentação populacional, com especial destaque nos centros urbanos onde se realizam cortejos alegóricos. É também normal um maior fluxo de pessoas em zonas de diversão e em estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas.

Assim, no âmbito da OPERAÇÃO POLÍCIA SEMPRE PRESENTE – Carnaval em Segurança 2018, que iniciou no dia
7 de fevereiro e decorre até ao próximo dia 13, o Comando Distrital de Braga da PSP irá vocacionar o seu patrulhamento com elevados índices de visibilidade para as áreas comerciais e turísticas dos centros urbanos. A PSP vai também incrementar ações de fiscalização rodoviária nos períodos de maior fluxo de trânsito e em zonas de diversão.

Incrementa igualmente ações de fiscalização em locais suspeitos da venda ilegal de artigos pirotecnia, em especial nos situados junto dos estabelecimento de ensino. Através das Equipas da Escola Segura, desenvolve junto da comunidade educativa ações de sensibilização sobre os perigos da utilização e manuseamento dos artefactos pirotécnicos. Junto anexamos folheto que reúne as principais ideias que pretendemos passar neste Carnaval, nomeadamente em ambiente escolar.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade